Palestrantes e Apresentadores

Palestrantes e Apresentadores que trabalham ou já trabalharam com a GD/TREIDE.

JORGE ULISSES JACOBY FERNANDES (o mais antigo)
Advogado. Mestre em direito público, professor de direito administrativo, escritor, consultor, conferencista e palestrante. Foi Procurador, Procurador-Geral do Ministério Público e Conselheiro do TCDF. É autor de vários livros publicados, entre os quais o Vade-Mécum de Licitações e Contratos Administrativos, Sistema de Registro de Preços e Pregão, Tribunais de Contas do Brasil – Jurisdição e Competência, Contratação Direta sem Licitação. Atualmente, é Presidente do Escritório de Consultoria Jacoby Fernandes & Reolon, em Brasília.

AUGUSTO SHERMAN CAVALCANTI
Bacharel em Direito, Mestrando em Direito e Estado, Bacharel em Engenharia Eletrônica com Pós-Graduação em Controle de Processos. Professor da pós-graduação do Instituto Brasiliense de Direito Público – IDP. Professor da pós-graduação do UniCeub. Instrutor do Instituto Serzedello Corrêa do TCU. Ministro-substituto do Tribunal de Contas da União.

ALEXANDRE CAIRO
Advogado. Pós-graduado em Direito Privado, em Gestão Pública e em Direito Econômico e das Empresas com a monografia intitulada: “O Pregão Como Fator de Redução dos Custos nas Compras do Governo Federal”. Procurador da Fazenda Nacional. Foi Coordenador-Geral Jurídico de Orçamento, Licitação e Contrato do Ministério do Planejamento.

ALEXANDRE VALENTE XAVIER
Bacharel em Administração e em Direito, com Especialização em Avaliação de Políticas Públicas e MBA em Controle Externo. Auditor Federal de Controle Externo no Tribunal de Contas da União, onde exerceu os cargos de Secretário de Controle Externo e Secretário Adjunto de Contas. Foi Diretor-Geral, Diretor Técnico e Instrutor do Instituto Serzedello Corrêa.

ANDRE LUIZ FURTADO PACHECO
Graduado em Processamento de Dados. MBA em Controle Externo pela FGV. Auditor de Tecnologia da Informação. Instrutor de Auditoria da Tecnologia da Informação nos cursos da Organização Latino-Americana e do Caribe das Entidades de Fiscalização Superior – OLACEFS, do Tribunal de Contas da União e do Centro Universitário do Distrito Federal – UniDF.

ANDRÉ MENDES
Engenheiro Civil. Pós-graduado em Auditoria de Obras. Atualmente é Secretário de Fiscalização de Obras do Tribunal de Contas da União. Antes foi Secretario de Engenharia e Serviços de Apoio do TCU e Diretor Executivo e Presidente do Conselho Deliberativo do IBRAOP. Instrutor do Instituto Serzedello Corrêa, Fundação Getúlio Vargas e de outras instituições.

BENJAMIN ZYMLER
Formado em Engenharia Elétrica e em Direito. Mestre em Direito e Estado. Ministro do Tribunal de Contas da União. Inúmeros treinamentos apresentados na área do Direito Administrativo. É autor das obras "Direito Administrativo e Controle" e "O Controle Externo das Concessões de Serviços Públicos e das Parcerias Público-Privadas". Presidente do TCU – Tribunal de Contas da União na gestão 2011/2012.

CLÁUDIO SARIAN ALTOUNIAN
Engenheiro Civil e Bacharel em Direito. Pós-graduado em Administração de Empresas pela FGV e em Auditoria de Obras Públicas pela UnB. Dirigente do TCU há mais de 12 anos, dos quais sete como titular da Secretaria de Fiscalização de Obras e Patrimônio da União. Autor do livro Obras públicas: licitação, contratação, fiscalização e utilização.

DAGMAR ANJOS DE OLIVEIRA ROCHA
Bacharel em Ciências Contábeis. Especialização em Auditoria. Foi Subsecretária de Coordenação e Controle Financeiro, no Ministério da Ciência e Tecnologia, e Subsecretária de Coordenação e Controle Financeiro, no Ministério da Industria e do Comércio. Instrutora/Consultora em Licitações e Contratos, Auditoria Governamental, Convênios e Execução Orçamentária.

EDUARDO JOSÉ RAMOS
Pedagogo, com habilitação em Supervisão. Formando em Biblioteconomia, Especialista em Arquivística. Sócio Gerente da Ramos Serviços de Documentação e Digitalização de Imagem. Diversos trabalhos em empresas como a Petrobrás/RLAM, Polialden, Nitrocarbono, Caraíba Metais, CPC, Petrobrás/FAFEN, BASF. Instrutor nas áreas de documentação e arquivo.

ÉRICO DESTERRO E SILVA
Advogado. Especialista em Direito Processual. Professor da UFAM, da Escola Superior da Magistratura e Instrutor da ESAF. Conselheiro do Tribunal de Contas do Amazonas. Foi Secretário Geral, Vice-Presidente, Coordenador da Escola de Contas Públicas e, atualmente, Presidente do TCE/AM,

FABIANO DE ANDRADE LIMA
Administrador de Empresas. Consultor e Especialista em Licitações e Contratos. Foi Diretor da Secretaria Administrativa, Diretor do Serviço de Licitações e Contratos, Presidente de Comissão Permanente de Licitações, entre outros cargos no do TST - Tribunal Superior do Trabalho. Palestrante e Instrutor com atuação em nível nacional.

FELIPE BOSELLI
Advogado. Mestrando em Direito. Pós-graduando em Processo Civil e em Direito Público. Consultor e Diretor do Escritório Boselli Licitações, em São Paulo. Professor convidado do Curso de Pós-Graduação da UNISUL. Ministra cursos de licitações e contratos administrativos. Autor do livro “A inadimplência no pagamento dos contratos administrativos” entre outras obras.

GUILHERME HENRIQUE DE LA ROCQUE ALMEIDA
Advogado. Mestre em Direito e Estado, Especialista em Direito Público, Especialista em Avaliação de Políticas Públicas. Professor de Direito Administrativo e disciplinas ligadas ao controle externo da Administração Pública. Professor do Instituto Serzedelo Corrêa. Atualmente é Secretário-Geral de Controle Externo do TCU.

ISMAR BARBOSA CRUZ
Bacharel em Direito, com MBA em Controle Externo. Mais de 25 anos de experiência em controle e auditoria do setor público (controles interno e externo). Palestrante em eventos nacionais e internacionais na área de auditoria.; Instrutor do Instituto Serzedelo Corrêa. .Secretário de Controle Externo do TCU por 10 anos

IVAN RIGOLIN
Advogado Administrativista. Foi Professor universitário de Direito Administrativo, consultor jurídico de órgãos públicos, parecerista de direito público, palestrador e ministrador de centenas de cursos independentes. Autor de vários livros sobre servidores públicos, licitações e contratos e outros temas de direito administrativo e constitucional,

JAIR SANTANA
Advogado. Mestre em Direito do Estado. Parecerista e professor. Presta consultoria e assessoramento técnico para entidades públicas e privadas. Conferencista e palestrante no Brasil e no Exterior, sempre tratando de temas ligados ao Direito Público e à Governança. Atua na capacitação de servidores públicos de todas as esferas de governo

JESSÉ TORRES PEREIRA JUNIOR
Desembargador do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. Conferencista de Direito Administrativo. Autor das obras: “O Direito à Defesa na CF/88 (o processo administrativo)”, “Comentários à Lei de Licitações e Contratações da Administração Pública”, e “Reforma Administrativa Constitucional”, “Licitações de Informática”,

J. B. VILHENA
Administrador de Empresas. Mestre em Administração e pós-graduado em Marketing. Presidente e Consultor Sênior do Instituto MVC. Vasta experiência em Treinamento, Consultoria e Coaching, nas áreas de Educação, Gestão, Marketing, Negociação, Vendas e Distribuição. Palestrante em importantes eventos nacionais e internacionais .

JOÃO ARAÚJO MAGALHÃES FILHO
Advogado. Especialização em Auditoria de Pessoal e em Consultoria Geral. Foi Diretor de Recursos Humanos na Secretaria de Administração Federal da Presidência da República e Diretor Geral de Recursos Humanos e Diretor de Auditoria em órgãos do Ministério da Saúde. Mais de 30 anos de experiência como Instrutor em Aposentadorias e, Pensões.

JOÃO FORTES
Contador. Pós-Graduado em Auditoria, com especialização em Contabilidade, Auditoria e Administração Financeira. Foi Auditor da Price Waterhouse. Extensa carreira como executivo de vários órgãos federais. Atualmente é professor e consultor de Contabilidade Aplicada ao Setor Público da Franco & Fortes Ltda.

JOSÉ AUGUSTO DELGADO
Bacharel em Direito, Ministro do Superior Tribunal de Justiça – STJ. Especializou-se em Direito Civil e Comercial. Foi Juiz de Direito, Juiz Federal com atuação no TRE/RN e no TRF/5ª. Região, onde foi Presidente, Vice-Presidente e Corregedor Regional. Conferencista consagrado com atuação nas áreas do Direito Administrativo, Processual Civil e Tributário.

JOSÉ LUIZ MARQUES BARRETO
Contador, Pós graduado em Auditoria, Perícia e Controladoria pelo IBEP e Metodologia do Ensino Superior e Especialista em Contabilidade Pública pela UNEB. Palestrante e 

JOSÉ MOACIR JORGE
Administrador de Empresas. Especialização em Recursos Humanos e Master em Tecnologia Educacional. Extensa carreira na área de recursos humanos, sendo 20 anos como Executivo e 15 anos como Consultor Empresarial. Sócio Diretor da Q&R – Treinamento Empresarial Ltda. e da SALNET Pesquisas e Remuneração.

JOSÉ NERI DA SILVEIRA
Formado em Direito em 1955. Foi Consultor-Geral do Estado do Rio Grande do Sul, Juiz Federal, Ministro do Tribunal Federal de Recursos, Ministro e Presidente do Supremo Tribunal Federal. Professor na PUC/RS, UFRS e UDR..

JOSÉ PAULO MOREIRA DE OLIVEIRA
Formado em Letras. Especialista em Consultoria em Comunicação e Business Writing. Sócio-diretor do Grupo Independente de Português e da ZPC. Lecionou, por nove anos, na Escola Superior de Propaganda e Marketing, na Graduação e na Pós (Rio de Janeiro e São Paulo).as. É autor dos livros “Como escrever melhor”, “Como escrever textos técnicos” e “A redação eficaz”.

KARINE LÍLIAN DE SOUSA MACHADO
Graduada em Direito. MBA em Gestão da Administração Pública. Auditora Federal de Controle Externo do Tribunal de Contas da União, onde é servidora desde 1994. Coautora do livro Licitações & Contratos – Orientações Básicas, editado pelo Tribunal de Contas da União. Instrutora do Instituto Serzedello Corrêa. Atualmente, é Chefe do Gabinete da Presidência do TCU.

LAURA PIETZSCH LEIRIA
Advogada. Pós-graduanda em Política e Planejamento Estratégico. Membro da equipe de elaboração da Metodologia de Fiscalização de Contratos Administrativos e Metodologia de Gestão de Contratos Administrativos da Bahia, e do Manual de Gestão e Fiscalização de Contratos Administrativos do Recife. Consultora/Apresentadora nas áreas de licitações e contratos.

LÉO DA SILVA ALVES
Advogado. Maior referência em Direito Disciplinar no Brasil. Autor de 35 livros sobre ética, disciplina e responsabilidade de agentes públicos, há 20 anos ministra treinamentos para os quadros do Governo Federal, Congresso Nacional, Tribunais Superiores, Tribunais de Contas, Governos estaduais e empresas públicas em todo país.

LUCIANO FERRAZ
Advogado. Mestrado e Doutorado em Direito. Consultor e Professor ministra treinamentos na área de Direito Público, com ênfase em Direito Administrativo e Financeiro, atuando principalmente nos seguintes temas: Licitação e Contratos Administrativos, Controle da Administração Pública e LRF. Professor da UFMG.

LUÍZ CLÁUDIO CHAVES
Administrador e Advogado. Professor da Fundação Getúlio Vargas e da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Intensa atuação em nível nacional por mais de 15 anos ministrando treinamentos nas área de licitações e contratos em organizações como a ESAF, ENAP, ESAJ/TJRJ, ENSUR/IBAM, entre outras.

LUIZ FELIPE BEZERRA ALMEIDA SIMÕES
Advogado. Pós-graduado em "Controle Externo - nível Especialização". Auditor Federal de Controle Externo do Tribunal de Contas da União desde 1994. É o responsável pela elaboração do “Informativo de Jurisprudência do TCU sobre Licitações e Contratos”. Foi Secretario de Licitações, Contratos e Patrimônio do TCU, É Professor do Instituto Serzedello Corrêa.

MARIA CELI NUNES KRAMM
Pedagoga. Mestrado em Gestão Integrada de Organizações, Especialização em Psicologia da Educação e em Administração de Recursos Humanos. Atua nas áreas de consultoria, treinamento e desenvolvimento de recursos a mais de 25 anos, ministrando cursos abertos e fechados para organizações públicas e privadas em todo País.

MARCELO BARROS MARQUES
Economista. Pós-graduado em Auditoria Interna e Externa. Foi Assessor-Chefe de Planejamento, Orçamento e Finanças do Conselho Superior da Justiça do Trabalho, em Brasília. Instrutor nas áreas de Orçamento Público, Execução Orçamentária e SIAFI Gerencial. Atualmente é Subsecretário de Programação Orçamentária e Financeira do Conselho da Justiça Federal (CJF)

MURILLO BASTO
Bacharel em Ciências Contábeis. Pós-graduado em Recursos Humanos. Consultor e Professor palestrante em Eventos do Banco Mundial, Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e do Ministério da Saúde. Professor da ESAF, da ENAP, ABOP, TREIDE. Atua em conjunto com o SERPRO na elaboração e lapidação do SICONV – Portal de Convênios do Governo Federal.

NEYDE VERNIERI LOPES, M.S
Administradora de Empresas. Cursos de pós-graduação na University of Southern California – USA (Master’s degree), Diretora de Projetos da RH Hipermídia Assessoria em Informática S/C Ltda, Consultora da PETROBRAS para implementação de treinamentos e projetos na área de gestão de desempenho por metas, a nível Corporativo.

PAULO BOSELLI
Formado em Administração Pública e em Construção Civil. Pós-graduado em Direito Administrativo, em Auditoria Governamental e em Didática. Autor dos livros “Como ter sucesso nas licitações”, “Simplificando as licitações - inclusive o pregão”, entre outros. Consultor e Diretor do Escritório Boselli Licitações, em São Paulo.

PAULO SÉRGIO DE MONTEIRO REIS
Engenheiro Civil e Bacharel em Direito. Foi Presidente do Comitê de Licitações do Banco da Amazônia por mais de 10 anos. Foi Diretor-Geral do Tribunal Regional Eleitoral do Pará. Atualmente, é Assessor Especial da Presidência do Tribunal de Justiça do Estado do Pará. Doutrinador na área de licitações e contratos administrativos.

PAULO SÍLVIO SILVA DE FARIA
Graduado como Oficial do Exército. Mestrado na Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais, Doutorado na Escola de Comando e Estado-Maior e Estratégia Nacional. Foi Chefe da 1ª Inspetoria de Contabilidade e Finanças do Exército Brasileiro. Professor de MBA em Gestão Pública e Pós-Graduação em Direito e Administração Pública.

PIERO DI SORA
Engenheiro Industrial Mecânico, opção Produção. Especialista em treinamento gerencial na área de transportes. Foi por mais de vinte anos Superintendente de Transportes e de Serviços Gerais da Eletropaulo Eletricidade de São Paulo S/A. Atualmente é Instrutor e Consultor em transportes em nível nacional para organizações publicas e privadas.

RENATO BRAGA
Auditor Federal de Controle Externo do TCU. Diretor na Secretaria de Controle Externo de Aquisições Logísticas. É graduado em Engenharia de Computação pelo IME, especialista em Contabilidade e Orçamento Público pela Universidade de Brasília. Instrutor do Instituto Serzedello Correa do TCU nas áreas de controle e auditoria de TI. Conferencista nos principais Congressos Nacionais e Latino-Americanos na área de TI

RITA L. FONSECA DOS SANTOS, PhD
Bacharel e Mestre em Economia. Especialista em Políticas Públicas e Governamental e PhD, Institute for Development Policy and Management, University of Manchester. Consultora do Senado Federal. Coordenadora de Curso de Especialização em Orçamento Público e Professora de planejamento governamental, políticas públicas e orçamento público.

RODRIGO QUITES REIS
Graduado e Mestrado em Ciências da Computação pela UFPA. Doutorado em Ciências da Computação pela UFRGS. Coordenador de Informação e Prospecção Tecnológica da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI) do Governo do Estado do Pará. É Diretor da QR Consultoria e Serviços Ltda e Professor do Instituto de Ciências Exatas e Naturais da UFPA

RODRIGO PIRONTI
Doutorando em Direito Econômico e Social E Mestre em Direito Econômico e Social pela PUC/PR. Pós-graduado em Direito Administrativo e Direito Empresarial. Membro consultivo 

ROGÉRIO SANTANNA DOS SANTOS
Graduado em Engenharia Mecânica pela UFRGS, com especializações em Gerência e Engenharia de Software e Gestão Empresarial e em Marketing pela Fundação Getulio Vargas. Foi Secretário Executivo de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento e Secretário Executivo do Comitê Executivo do Governo Eletrônico.

SÉRGIO ALMEIDA
“Sergio Almeida é o maior especialista em Clientes no Brasil” in: Desafio de ser Excelente - Madras Business. Autor de 10 livros, entre os quais o bestseller “Ah! Eu não acredito”, com mais de 1 milhão de livros vendidos. Consultor e um dos mais demandados conferencistas no Brasil e em Portugal nas de atendimento e clientes.

SÔNIA CERQUEIRA
Psicóloga, Administradora e Advogada. Especialização em Recursos Humanos, Planejamento Estratégico e Pós Graduada em Psicologia. Consultora e Instrutora em nível nacional para empresas públicas e privadas nas áreas Gerenciais, Comportamentais, Recursos Humanos e Processo Disciplinar; Foi Instrutora da ESAF e da FGV.

SUSANA FILGUEIRA
Administradora de Empresa, com especialização em Instrutoria na ESAFI. Mais de dez anos de atuação no Departamento de Logística do Ministério de Planejamento e Gestão. Membro da equipe que desenvolveu os Sistemas OMPRASNET, SIASG, SRP, PREGÃO e do - RDC.

TELMA DELMONDES
Formação em Antroposofia - Biografia Humana. Pós-graduação em Administração de Negócios pela UFBA, Pós-graduação em Consultoria Empresarial pela UFSC e Especialista em Estudos para a Paz e Resolução de Conflitos pela Universidade Jaume I. Consultora de Desenvolvimento Organizacional, Planejamento Estratégico e Gestão de Processos de Mudanças e de Gestão de Pessoas.

VANDERLI CORRÊA DA COSTA
Contador. Analista de Finanças e Controle da Secretaria do Tesouro Nacional, com ampla atuação nas áreas de execução orçamentária, financeira, patrimonial e contábil, com exercício funcional em mais de 30 anos. Ampla vivência com as atividades das áreas, enriquecida com mais de 20 anos atuando em instrutoria.