Curso

Boa Vista: 10 a 12.07.2019 - Inicia as 13h30 no 1º. dia.

ELABORAÇÃO DE RELATÓRIOS E PARECERES

Consoante Orientações do TCU

Apresentador: Prof. JOSÉ PAULO MOREIRA DE OLIVEIRA

APRESENTAÇÃO

Os padrões acerca do que seja um bom texto não são estáticos e tendem a evoluir com o tempo, em função do aprimoramento das tecnologias da informação e das práticas exitosas adotadas pelas organizações. Para que se atinjam os objetivos, os redatores devem atentar para o ponto de vista dos leitores, de modo a tornar relatórios e pareceres úteis e acessíveis. Para que a impressão inicial seja favorável, é importante que os conteúdos sejam bem estruturados, com resumos claros e ilustrações bem projetadas.
Não convém supor que leitores ocupados lerão textos técnicos complexos como se fossem romances de suspense, começando na primeira página e paulatinamente avançando até a última linha do parágrafo final do último anexo. Nesse sentido, o uso de ilustrações e o emprego de técnicas redacionais eficazes e inovadoras podem ser fundamentais para a efetiva comunicação da mensagem contida nesses documentos, mostrando que suas conclusões estão baseadas em análises cuidadosas e evidências cabais.
O emprego do critério "O que os leitores precisam saber" implica perguntar que evidências farão com que os leitores aceitem as conclusões. De nada adianta realizar um excelente trabalho de planejamento, se relatórios, notas técnicas e pareceres não transmitirem essa excelência.

OBJETIVOS

  • conhecer o estado da arte acerca do tema, consubstanciado na expertise do Consultor e nas orientações do TCU e da ABNT;
  • eliminar vícios de linguagem, capazes de provocar “ruídos” no processo comunicativo e atuar negativamente sobre a qualidade das informações a serem prestadas;
  • esclarecer pontos relevantes, de modo a economizar o tempo despendido nas fases de planejamento e elaboração;
  • implementar novas técnicas redacionais, visando atender às expectativas do leitor quanto à eficiência e à praticidade das informações a serem prestadas;
  • imprimir coesão, coerência, clareza, concisão e pertinência na estruturação dos conteúdos, como recurso estratégico para alavancar melhores resultados;
  • melhorar o padrão de clareza e legibilidade e obter significativas melhorias na performance comunicativa.

A QUEM SE DESTINA

O Programa é direcionado a profissionais envolvidos com a geração, edição e customização de normas, procedimentos, manuais, relatórios de pesquisa, relatórios de gestão, pareceres e textos afins

RESULTADOS PARA OS PARTICIPANTES

Espera-se que, ao final do treinamento, os participantes estejam aptos a:

  • aprender com erros e acertos, identificados com base na análise e reescritura de textos corporativos;
  • atualizar conhecimentos no que tange à utilização de modernas técnicas de produção e estruturação textual;
  • implementar as ações necessárias à atualização e modernização dos documentos que produzem;
  • rever seus mecanismos de produção textual e refletir criticamente sobre a qualidade de seus escritos.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Módulo I – Como escrever um bom texto
a. As virtudes do texto técnico;
b. Como atender às necessidades informacionais do leitor;
c. Como adequar conteúdos técnicos a diferentes públicos-alvo;
d. Como explicitar propostas e posicionamentos de interesse corporativo;
e. Como tirar o máximo proveito das técnicas estruturais de produção de texto.

Modulo II— Relações formais
a. Como evitar ambiguidades, ecos, cacofonias, solecismos, barbarismos, clichês, chavões, redundâncias e prolixidade abusiva;
b. Estilística das formas nominais: o bom e o mau gerúndio, flexão do infinitivo;
c. Emprego dos sinais de pontuação, pontuação sintático-semântica.

Modulo III— Elementos pré-textuais
a. O Resumo executivo: como fazer com que o resumo forneça elementos capazes de permitir ao leitor decidir sobre a conveniência de consultar o texto na íntegra;
b. Lista de siglas;
c. Lista de tabelas e lista de figuras;
d. Sumário.

Modulo IV— Elementos textuais
a. Introdução;
b. Desenvolvimento;
c. Conclusão;
d. Propostas de encaminhamento.

Módulo V – Elementos pós-textuais
a. Referências;
b. Apêndices e anexos: Como distinguir um de outro. O que pode/deve ser incluído. Natureza informativa ou normativa dos apêndices e anexos.

Módulo VI – Apresentação de dados
a. Como produzir ilustrações tecnicamente rigorosas e visualmente atrativas;
b. Tabelas e quadros: Como formatá-los e quando utilizá-los;
c. Regras gerais para o uso de ilustrações.

Módulo VII – Estilo de redação
a. Como evitar o uso de “curingas”;
b. Como utilizar com propriedade o paralelismo;
c. Como utilizar a estrutura DEVE, PODE, CONVÉM;
d. Citações diretas e indiretas: como e quando utilizá-las.

METODOLOGIA

Participativa e fundamentalmente interativa, apoiada tanto na fundamentação conceitual como na abordagem de cases empresariais — consubstanciada em exercícios práticos — aliada à vivência simulada de “ruídos” de comunicação corporativos. 

Dados do apresentador

Prof. JOSÉ PAULO MOREIRA DE OLIVEIRA

Formado em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e pós-graduado em Comunicação empresarial pela UCAM, José Paulo Oliveira, em 35 anos de magistério, lecionou em vários colégios e universidades, no Rio de Janeiro e em São Paulo.
Atualmente, José Paulo coordena o Programa de Aprendizagem para Alunos do Ensino Médio da FGV. Foi professor do colégio de São Bento e da Escola Teológica da Congregação Beneditina, afiliada ao Pontifício Ateneu de Santo Anselmo, em Roma. Coordenou o curso de Comunicação Escrita para Executivos da Fundação Getúlio Vargas (antigo Catesp) e lecionou, por nove anos, na Escola Superior de Propaganda e Marketing, na Graduação e na Pós-Graduação (RJ e SP).
Atua com destaque no mercado de Consultoria em Comunicação, Elaboração de textos técnicos e Business Writing. Escreve artigos para várias revistas especializadas e sites mundiais e participa de bancas examinadoras para elaboração de provas de concursos públicos. José Paulo vem atuando como Professor, Palestrante e Consultor para inúmeras organizações públicas e privadas, já tendo sido contratado por notória especialização pelos mais renomados órgãos públicos de todo o País.
É um dos autores do livro Como Escrever Melhor, presente na série Sucesso Profissional, publicada pela Publifolha (já com mais de cem mil exemplares vendidos, no Brasil e no exterior). O livro tem sua trajetória internacional consolidada, com distribuição na Inglaterra, Canadá, Nova Zelândia, Estados Unidos, Austrália, Índia, Países Árabes e Hong Kong, sob o título Writing Skills. São ainda de sua autoria os livros “Como escrever textos técnicos” (editado pela Cengage Learning do Brasil), “A Redação Eficaz (editado pela Campus) e “Guia de Referência Promocional” (editado pelo Senai). Na área de manuais, escreveu “Dicas de Redação da Petrobras Distribuidora – BR e os manuais de redação da Docenave, da CGE do Maranhão, do jornal “O Liberal” (PA) e do Tribunal de Contas do Espírito Santo.
Professor e consultor da GD/TREIDE, onde ministra treinamentos sobre: “Comunicação Escrita Empresarial”; “Comunicação Escrita Oficial”; “Elaboração de Relatórios, Notas Técnicas e Pareceres”; “Oficina de Produção de Relatórios de Acompanhamento, Fiscalização e Controle” e “Redação de Normas Técnicas”.

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Período(s) e Local(ais)

Boa Vista
Período: 10 a 12.07.2019 - Inicia as 13h30 no 1º. dia.
Horário: 08h00 as 12h00 - 13h30 as 17h30
Local: A definir.

Locais de Inscrição

GD CURSOS
Fone: (91) 3348 4840
E-mail: gd@treide.com.br
Home Page: www.treide.com.br
TREIDE - TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO
Fone: (91) 3348 4842
E-mail: atendimento@treide.com.br
Home Page: www.treide.com.br

Opções de Investimento

R$ 2.090,00 POR PARTICIPANTE,
Incluindo completa estrutura de apoio, material didático, Kit do Participante, cinco coffee breaks e Certificado.

Condições Especiais

Para cada grupo de 04 inscrições pagas integralmente, oferecemos a 5ª de cortesia. 

Clique aqui e acesse as Certidões Negativas.

A GD CURSOS é cadastrada no SICAF.

M V D DOS SANTOS TREINAMENTOS – EPP (Razão Social)
GD CURSOS (Nome Fantasia)

  • Endereço: Passagem Mac Dowell, 88 – Sala A – Bairro Nazaré - 66035-150 – BELÉM – PA
  • CNPJ: 24.483.286 / 0001 – 71
  • Inscrição Municipal: 268.410 – 9
  • Fone: (91) 3348 – 4840 – (91) 3348 – 4842
  • E-mail: gd@treide.com.br

Formas de Pagamento

  • À vista (cheque ou espécie)
  • Depósito bancário
  • Nota de Empenho

Pagamento em nome de M V D DOS SANTOS TREINAMENTOS

  • Banco Bradesco S/A
    Agência 2398-1 - Conta Corrente 20036-0
  • Inscrições
  • Cancelamento de Inscrição
  • Adiamento ou Cancelamento
  • Assegure a sua participação e colabore para a viabilização do treinamento. Confirme a sua inscrição com até 5 dias de antecedência.

  • O cancelamento de inscrição será aceito com antecedência mínima de 3 dias úteis antes do período de realização do treinamento. Após esse prazo será aceita substituição ou solicitação de Carta de Crédito no valor da inscrição para utilização em outro treinamento da GD CURSOS/Treide.

  • Este treinamento é um CURSO ABERTO e a sua realização está condicionada a uma quantidade mínima de participantes A GD CURSOS/Treide reserva-se o direito de adiar ou cancelar o Curso se não houver número suficiente de inscrições. Recomendamos aos inscritos de outras Cidades que confirmem a realização do Curso antes da emissão de passagens aéreas e outras providências.